Prorrogado o prazo de inscrição para submissão de trabalhos
até as 23h59m de 20/10/2018
Histórico

A Jornada de Botânica e Ecologia (JOBOECO) tem como foco especial a divulgação cientifica de trabalhos e debates de temas de interesse da comunidade científica brasileira e a III Semana de Ciências Naturais é voltada para dar visibilidade aos projetos de pesquisa, ensino e extensão que são desenvolvidos pelo colegiado do curso de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A meta de promover os eventos de forma integrada é facilitar a interação e permitir que a pesquisa em botânica e ecologia no Amapá cresça, incorporando saberes de dentro e de fora da UEAP.

A JOBOECO é um evento que surgiu da expansão do II Colóquio de Botânica e Ecologia da UEAP. A principal diferença entre esses tipos de programações científicas está na dimensão dos mesmos, sendo o colóquio um evento de menor proporção com foco no debate de um tema específico, não durando mais de dois dias. Já a jornada é um evento maior que pode durar vários dias e de caráter regional, sendo um encontro periódico de um grupo de profissionais que discutem assuntos de interesse comum.

A primeira edição do Colóquio de Botânica ocorreu em fevereiro de 2017, onde as principais discussões foram voltadas para área de florística, fitossociologia, botânica econômica, etnobotânica e taxonomia. Esse evento teve como objetivo divulgar os resultados de pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso do Laboratório de Botânica e Ecologia (LABOECO) da UEAP.

Ainda no mesmo ano, observou-se a necessidade de explorar novos temas e de ampliar as discussões científicas que permeavam o LABOECO. Em virtude disso, o laboratório promoveu o II Colóquio de Botânica e Ecologia (COBOECO). O objetivo do evento foi divulgar os resultados das pesquisas voltadas para botânica e ecologia, bem como, discutir aspectos do ensino de botânica e ecologia no Amapá. Mais voltado para o grande público, o II COBOECO ocorreu nos dias 13 e 14 novembro na UEAP e contou com a presença de mais de 100 pessoas, que participaram de mini-cursos, palestra, mesas redondas e apresentações orais.

Já a III Semana de Ciências Naturais é um evento voltado para a socialização das atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pelo Colegiado de Ciências Naturais. Os eventos anteriores ocorreram em setembro de 2013 e 2014 e contaram com a participação especialmente de alunos do curso e do corpo docente.

Desenvolvido por Divisão de Informática - Dinfo / UEAP